terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Saiba cinco bons motivos para odiar os discursos de Pedro Bial

Pedro Bial é apresentador do Big Brother Brasil há dez anos. Agora, em sua 11ª edição, o jornalista, mais uma vez, marcará sua presença como mestre de cerimônias da casa e único contato dos participantes com o mundo exterior.

 
Além de repórter, Bial é diretor, poeta e dono dos discursos mais chatos da TV brasileira.
A cada eliminação, ele repete uma ladainha sem fim de palavras complicadas, parábolas difíceis de entender e comoção piegas.
Se você ainda não tem ideia de como esses depoimentos são frustrantes, confira abaixo cinco bons motivos para odiar os discursos de Pedro Bial.
1) Uso exaustivo de termos inadequados
No início de cada transmissão para a casa, Bial já começa com o jargão:
- Boa noite, meus heróis!
Heróis? Heróis são os trabalhadores diários, que acordam cedo para labuta todo dia, ou aqueles que fazem grande bem em prol da humanidade.
Quem está em uma casa com piscina, academia, comida e bebida, cama quentinha, cheia de gente bonita e, claro, concorrendo a bolada de R$ 1, 5 milhão de reais pode ser tudo, menos herói.
E esse é apenas um dos termos que o jornalista utiliza até cansar as orelhas do telespectador.
2) Demora em saber o que realmente importa
Na hora da eliminação, o que público aguarda saber é quem foi o eliminado. Mas Bial começa um discurso tão grande e demorado que até finalmente descobrir o que realmente importa muita gente já dormiu, se irritou ou os dois (não necessariamente nesta ordem).
Um dos lemas - ou prioridade - do jornalismo não é, justamente, a objetividade da informação? O momento poeta do Bial dura tanto tempo que até os sujeitos a eliminação ficam, literalmente, arrancando cabelos até descobrir quem vai voltar para casa.
3) Jornalismo ou auto-ajuda?
Parece realmente que, na hora de apresentar o BBB, Pedro Bial deixa o jornalismo de lado e assume também outras funções. Escritor de livros de auto-ajuda é, provavelmente, o cargo que mais se encaixa no perfil.
Afinal, quando ele começa a falar, é um mar de elogios, de parábolas com vida, guerreiros, sucesso, mundo de dentro e de fora, família, valores que alguns participantes devem ficar até constrangidos por não se sentirem fortalecidos pelas palavras do mestre de cerimônias.
É um dos momentos com mais elogios por minuto na TV brasileira.
4) Piadas prontas
Se existem incentivos a vender de maço nos textos de Pedro Bial no BBB, não poderiam faltar também as piadas prontas.
Parecidas com aquela que seu tio insiste em fazer no churrasco de família.
Se na confraternização doméstica você também corre delas, porque mantê-las perto quando o assunto é BBB?
Não faça isso consigo mesmo.
5) Saturação
Esta é a 11ª edição de BBB. O programa é realizado desde 2002. E Pedro Bial continua repetindo o mesmo tipo de depoimento em todas as versões do reality show.
Não é estranho que seus discursos sempre lembrem alguma coisa? Claro que não, porque, provavelmente,  o texto é muito parecido com um que você já ouviu da última edição, ou da anterior, ou da anterior...
Se falar (ou ouvir) durante nove anos o mesmo tipo de coisa não é saturação, está na hora de reavaliar seus conceitos.
Motivo bônus - só para homens
Se você é homem (e heterossexual) tem um motivo extra para não gostar dos discursos e, até mesmo, do próprio Pedro Bial.
 Alguma mulher que você conhece, muitas vezes mais do que uma (muito mais), achará o apresentador referência no quesito inteligência, beleza ou charme.
Em um caso mais extremo, algumas pessoas do sexo feminino têm certeza que Bial é o ápice de todos os conceitos citados acima. Ao mesmo tempo.
Mais do que um motivo extra para não gostar dos depoimentos do jornalista, essa também uma razão para reforçar a sabedoria popular. É difícil entender as mulheres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário