quinta-feira, 10 de março de 2011

Tony Goes: É forte quem parece ser forte

Ontem eu fui para o paredão. A coluna onde apontei Mau Mau como um dos favoritos deste "BBB" recebeu mais de uma centena de comentários, e quase todos desfavoráveis. Também fui mal falado no Twitter e em alguns blogs por aí. Por pouco não me votaram para fora da casa.
A reação dos leitores não deixou de me surpreender. Geralmente quando critico algum participante do programa, seus admiradores correm logo em seu socorro. Ontem não falei exatamente bem de Mauricio, só que ele está com pinta de vencedor. O que também não quer dizer que torça por ele: meu coração bate forte é por Diana.
E aí percebi que o cara tem uma enorme torcida contra. Poucos vieram defendê-lo. Seu fã-clube é bem menor do que eu imaginava --ou então, simplesmente não lê estas mal traçadas linhas.
Acontece que eu continuo achando que Mau Mau periga chegar à final. E não porque ele seja adorado aqui fora, mas porque passa esta impressão lá dentro. A aparência de força é o que basta para um "brother" ser percebido como tal pelos concorrentes.
É por causa disto que Mau Mau é tão pouco lembrado nos confessionários. Ninguém quer desperdiçar o voto em alguém que leva jeito de ser popular. Convém lembrar que a volta inesperada de Mau Mau causou um impacto fortíssimo entre os remanescentes: foi como uma ressurreição do mundo das sombras.
E ele realmente mudou de atitude quanto regressou ao jogo. Ficou mais assertivo e, em certos momentos, mais agressivo. Formou laços sólidos com Diogo e Rodrigão, que parecem ser mais do que mera estratégia de jogo: é uma amizade que talvez sobreviva ao programa. Um exemplo da camaradagem masculina que tanta falta fez ao grupo das "pretinhas".
Algumas moças titubeavam em indicar os três rapazes ao paredão, outras não votam neles até hoje. Juram que votam em outros, clamam fidelidade, só faltam pedir perdão. O trio criou uma aura de invencibilidade e chegou a fazer planos de dividir o prêmio.
Mas o encanto se quebrou na semana passada, com a eliminação do gago. Nesta semana, mais um avanço: parte do mulherio se voltou contra Mau Mau, inclusive a ex-ficante Maria. A aparência de força do marrento pode estar se evaporando.
Ah, se eles soubessem o que o povo diz aqui fora Daniel não teria ficado tão apavorado no último paredão, nem Talula tão confiante. A falta de contato com o mundo exterior distorce a percepção dos "brothers" e isto dá graça ao programa.
Se lesse os comentários que recebi, Mau Mau também perderia grande parte de sua marra. Mas ele age como se fosse forte, e os demais caem todos nessa esparrela.
Pode ser mesmo que ele não resista ao primeiro paredão, como dizem muitos de seus detratores. Só que antes disto ele terá que ser emparedado.
Quem vai pendurar o sininho no pescoço do gato? Fiz esta mesma pergunta quando Diogo parecia imbatível. Daniel precisou se tornar líder e indicar o baiano, caso contrário ele talvez ainda estivesse lá a nos atazanar os ouvidos.
Agora é Mauricio quem tem um campo de força ao seu redor, por mais imaginário que seja. Alguém tem coragem de pagar para ver?
http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/886749-tony-goes-e-forte-quem-parece-ser-forte.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário